Como a corrida pode ajudar no tratamento contra prisão de ventre

|

A prisão de ventre é um problema muito comum, porém, extremamente desconfortável que assombra muitas pessoas. 

No entanto, o que muitas pessoas não sabem, é que a corrida pode ser uma ótima aliada para solucionar este problema.

Então, se você já visitou vários especialistas como o Médico Gastroenterologista, clínico geral e diversos outros em busca de soluções, mas ainda precisa de mais um incentivo, continue lendo a seguir para pegar algumas dicas.

Causas da prisão de ventre

É muito raro que uma pessoa passe por pelo menos um episódio de prisão de frente ao longo da vida, pois como dissemos anteriormente, é algo super comum.

No entanto, este problema pode ser desencadeado por diversos fatores, um deles é a alimentação pobre em fibras. Isso ocorre, pois, as fibras são essenciais para o bom funcionamento do intestino e para fazer com que as fezes fiquem mais macias para serem eliminadas. Então, faltam fibras na alimentação, as fezes endurecem e o intestino não funciona corretamente.

Além disso, beber poucos líquidos também pode influenciar negativamente neste caso, pois a água é importante para que as fibras solúveis sejam dissolvidas e haja a formação de uma espécie de gel no estômago e no intestino que garante maior sensação de saciedade.

Outra grande causa da prisão de ventre que muitas pessoas não se atentam, é não ir ao banheiro quando sente vontade. E quando isto ocorre, as fezes voltam para o intestino e ficam mais ressecadas e endurecidas, fazendo com que o intestino perca lentamente as suas funções, dificultando, assim, na hora da defecação.

Sedentarismo é uma das maiores causas da prisão de ventre

Além de todos os problemas citados, o sedentarismo também pode resultar em prisão de ventre. Isso ocorre pois a diminuição do metabolismo e dos movimentos intestinais faz com que as fezes permaneçam mais tempo no intestino.

Movimentar o corpo é necessário para fazer com que o bolo alimentar caminhe pelos órgãos do tubo digestivo para que ocorra a digestão e expulsão do bolo fecal, por isso a corrida se torna importante.

Benefícios da corrida para a prisão de ventre

A corrida, além de ser uma grande aliada da saúde, é uma grande chave para combater a prisão de ventre. 

Isso ocorre pois a corrida, além de promover a liberação de uma série de outros hormônios, como as endorfinas, melhora a sensação de bem-estar e traz uma série de benefícios relacionados a isso, facilita o trânsito intestinal, sendo grande  um complemento no combate à prisão de ventre. 

Como usar a corrida para aliviar a prisão de ventre?

Para fazer com que a corrida seja eficaz no tratamento da prisão de ventre, é necessário realizar pelo menos 30 minutos desta atividade física por dia para que o intestino possa funcionar corretamente e os sintomas sejam aliviados. 

No entanto, lembre-se sempre que nenhum exercício físico deve ser realizado sem a indicação e supervisão de um médico. Então, antes de dar início às suas corridas diárias, busque por um profissional.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.