Como a corrida pode contribuir para a saúde masculina?

|

A corrida é uma atividade física muito praticada hoje em dia. Algumas pessoas escolhem um local tranquilo para realizar suas corridas, como, por exemplo, uma praça pouco movimentada. Já outros gostam de correr em locais que tem muita gente, como a praia.

Independente do local escolhido para realizar a corrida, a certeza é que ela trará muitos benefícios para a saúde, especialmente dos homens. Afinal de contas, a grande maioria dos corredores são do público masculino, por isso, hoje vamos falar um pouco sobre como essa atividade física pode contribuir para melhorar a saúde masculina.   

Protege contra alguns tipos de doenças

Algumas doenças surgem devido ao histórico de vida do indivíduo. Para aqueles que não gostam de se exercitar, o surgimento de várias doenças é certo.

Quem pratica corrida tem uma chance maior de viver livre de doenças muito conhecidas hoje em dia. Por exemplo, a hipertensão. É um problema que atinge muitos homens, além disso, há uma relação entre hipertensão e disfunção erétil, atrapalhando o desempenho sexual.

Além da hipertensão, praticar corrida também pode contribuir para menor incidência de problemas como diabetes, câncer, e problemas respiratórios.

Outro grande benefício que a corrida pode trazer é o bom funcionamento do coração. Dessa forma, quem corre tem uma probabilidade menor de desenvolver doenças cardíacas e suas complicações como infarto e derrame.  

Melhora a qualidade do sono

Outro grande benefício sentido por todo aquele que corre é a qualidade do sono que melhora significativamente.

Correr ajuda o organismo a liberar substâncias que contribuem para um sono mais reparador, devolvendo a energia perdida.

Combate a depressão

Quem sofre de depressão pode se beneficiar da corrida, já que a prática contribui para o corpo liberar hormônios importantes que ajudarão o depressivo a sentir mais alegria, mais contentamento, mais prazer e bem-estar.

Por isso, o homem que sofre desse mal deve sim abraçar a corrida como uma terapia ou tratamento para a doença.  

Fortalece os ossos

Um dos maiores benefícios que a corrida pode trazer para a saúde do homem é o fortalecimento dos ossos.

É muito comum depois de uma certa idade alguns homens desenvolverem osteoporose por falta de atividade física de impacto. A corrida pode evitar que o homem sofra desse mal, pois ela tem a capacidade de deixar os ossos mais fortes.

Ajuda a melhorar a memória

Você anda esquecendo das coisas? Percebe que sua memória já não é a mesma? Então você precisa correr, pois esse esporte pode ajudar a melhorar sua memória. Novamente, alguns hormônios são liberados no nosso organismo que ajudam nessa questão.

Aumenta a disposição

A disposição é uma das melhores coisas que podem acontecer para um corredor. Quem se aventura nessa atividade, percebe que tem mais disposição para realizar as tarefas diárias e ainda tem disposição para se divertir.

Ajuda a emagrecer

O emagrecimento é uma das coisas mais notáveis naqueles homens que costumam correr com regularidade. A corrida pode queimar muitas calorias dependendo do ritmo e da frequência. Por isso, ela é ideal para quem precisa perder alguns quilinhos.

Contribui na autoestima

Por fim, a autoestima fica mais elevada, já que alguns benefícios como o emagrecimento, o ganho de massa muscular e a tonificação dos músculos podem ser notados. Ou seja, o homem fica feliz em ver seu corpo em forma.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.