A corrida pode auxiliar no emagrecimento e no bem estar? Descubra aqui!
A corrida é uma atividade física muito popular, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e condições físicas. Além de ser uma forma de exercício acessível e de baixo custo, a corrida também pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e o bem-estar.
Mas será que a corrida pode realmente auxiliar no emagrecimento? E qual é o papel da corrida no bem-estar geral? Continue lendo a seguir para entender mais sobre o assunto.
1. Entenda porque correr emagrece
Muitas pessoas não sabem, mas também é possível emagrecer sem precisar tomar apenas o Melhor chá para secar a barriga. Correr também pode ser uma ótima alternativa!
A corrida é um ótimo exercício para quem quer emagrecer, pois faz algo muito interessante que muitas pessoas não sabem: diminui o apetite. Isso porque, durante a prática, há produção de Dopamina, que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e pela redução da fome. Este hormônio também melhora o humor e reduz a ansiedade, que também são fatores que podem influenciar negativamente na alimentação.
Além disso, a corrida é um exercício aeróbico de alta intensidade, o que significa que ele ajuda a queimar calorias e gordura. Em paralelo, a corrida também pode ajudar a aumentar o metabolismo, o que pode ajudar a queimar calorias mesmo quando o corredor está descansando.
2. Qual estilo de corrida emagrece mais
Para realmente emagrecer com o exercício, é necessário correr de forma cada vez mais intensa, o que acontece à medida que a corrida se torna um hábito e ganha-se condicionamento físico.
Uma ótima dica para avaliar o seu condicionamento físico é correr o mesmo percurso todas as semanas. Dessa forma, é possível medir a evolução semanal e verificar em quanto tempo você consegue terminar o percurso.
Além disso, é possível variar o tipo de corrida para aumentar a intensidade, o metabolismo e melhorar o condicionamento físico. Por exemplo, corridas curtas e rápidas promovem o aumento do metabolismo e, consequentemente, o consumo de gordura. Isso pode fazer com que o emagrecimento ocorra de forma mais rápida.
Por outro lado, a prática de corridas constantes, mas com velocidade que varia de lenta a moderada de longo percurso, promove uma melhora no condicionamento físico e o processo de emagrecimento acontece de forma mais gradativa.
3. Corrida e bem-estar
Além de ajudar no emagrecimento, a corrida também pode trazer inúmeros outros benefícios para o bem-estar e saúde, de forma geral, sendo uma ótima opção de exercício para incluir na rotina, mesmo que o objetivo não seja perder peso e, sim, viver de maneira mais leve no dia a dia.
Por exemplo, a corrida pode ajudar a diminuir o estresse, a ansiedade e a depressão, pois libera hormônios que promovem a sensação de bem-estar. Além disso, a corrida também pode ajudar a melhorar o sono, a concentração e a memória, além de ajudar a manter o sistema cardiovascular saudável e diminuir o risco de doenças cardíacas e diabetes tipo 2.